domingo, 7 de dezembro de 2008

Obliviate




Obliviate!
Este é um feitiço para apagar lembranças. É útil quando se quer tirar vantagem sobre alguém.
Pensando sobre este feitiço, refleti sobre a insistência de querermos fugir de situações desagradáveis do nosso passado.




Esquecer...esquecer o que nos causa incômodo. É muito mais fácil fingir que não aconteceu, ignorar. Assim, achamos que seremos felizes. Não. Ingênuo engano...
A questão não é esquecer. Isso não nos favorece crescer nas nossas atitudes, nas interações conosco mesmo e com os outros. "O passado já era" e assim queremos viver renegando alguns acontecimentos dolorosos vividos. Esquecemos que os momentos vividos e ações cometidas tem reflexo no presente.
Não percebemos que o passado faz parte da nossa história. Somos a nossa história. Isso é inevitável.
O fato é aceitar o que se fez e também o que não se fez. Não adianta "chorar pela poção derramada", mas também, usar "Obliviate" não vai mudar o presente, vai ser pior querer ignorá-lo. Irá descaracterizar o seu eu. Somos aquilo que fazemos e o que não fazemos. Aprendemos com as conseqüências das nossas atitudes (pelo menos assim deveria ser...) e apagando as lembranças incômodas não nos trará felicidade, paz de espírito, ou seja lá que nome for.
Se não aceitamos algum momento da nossa vida, é difícil esquecer. É difícil não se incomodar. É difícil se relacionar com situações parecidas. Travamos. Interfere no hoje de diversas maneiras e pode tomar tamanha amplitude que nem nos tocamos porque funcionamos assim. Não nos questionamos. Ou se o fazemos, não conseguimos fazer o link.
Por isso é importante não esquecer, não deletar, mas fazer daquela experiência uma chance de ser melhor em situações futuras, isso não fará esquecer, mas poderemos olhar para trás e pensar, "puxa, estou caminhando melhor", sabe, ver a própria evolução. Ou ser motivo para querer evoluir, caso olhemos e percebemos que continuamos o mesmo. Não que não mudar não seja bom, mas saber em que mudar para viver melhor com os outros e consigo mesmo. Essa é a chave.
Nunca nos entenderemos se não olharmos para o nosso passado. É a nossa melhor fonte de informação sobre quem somos.

3 comentários:

Anônimo disse...

bacana a reflexão!
reescrever, dar novo significado ao que aconteceu é um passo legal pra se sentir melhor!
=DDD

Anônimo disse...

?What the fuck?

Anônimo disse...

Sem dúvida nossa vida é também resultado dos "sins" e "nãos" que damos ao longo de nossa existência, ou seja, é resultado, na maioria das vezes, de nossas próprias escolhas.Portanto, saibamos escolher sempre o melhor.E o melhor será sempre aquilo que nos fizer crescer como ser humano.